Loading

Quando Surgiu A Capoeira ?

Capoeira De Ouro

Capoeira De Ouro um site pra alunos graduados de Mestre CHICOTE

Quando Surgiu A Capoeira ?

Perguntas & Repostas : Quando Surgiu A Capoeira ?

Eu acredito que a capoeira é um fruto de uma mistura que vem muito antes da escravidão, a África é o berço de muitas culturas,não se pode falar que a capoeira começou na África, mas também não podemos negar as suas raízes de la,mesmo que hoje não se encontra uma forma destinta de capoeira mas movimentos que assemelham-se com a nossa arte. Aqui no Brasil foi onde tudo se misturou, a cultura Africana,a cultura Indígena e a cultura Européia,devido a nossa própria historia e foi ai que nasceu varias representações culturais, como o samba, forro, maracatu, a religião, a nossa capoeira e muitas outras expressões e movimentos culturais que existem hoje.

A capoeira da época da escravidão era mais primitiva e muito mais agressiva,era o que a época pedia,o nego ou matava ou morria, e a capoeira foi uma ferramenta pro negro contra a opressão sofrida na época.a capoeira sofreu grande influencia dos negros mas também dos índio, como o próprio nome que dizem vim do tupi guarani CAÁPUÊRA e COÓPUERA significa Mato de pequeno porte que nasceu nas derrubadas da mata virgem. dizem que quando o patrão apanhava dizia que apanhou na capoeira lugar onde os negros treinavam, mesmo os português contribuíram pra capoeira, com as armas brancas. Na capoeira, mesmo com muito estudos, não existem documentos que provam o seu começo e o por que, muitas coisas são historias que foram passadas de pais pra filhos,de mestres para alunos, em 1890, durante o primeiro governo da República, muitos documentos importantes sobre a escravidão foram queimados. Esta foi uma tentativa de « limpar » a escravidão da história do Brasil pelo Ministro da Fazenda, Ruy Barbosa, mas isso só dificultou para entender realmente como e porque começou. Com o passar do tempo a capoeira foi sofrendo mudanças,o mestre Douto Decanio cita em um video que a capoeira era jogada nos portos,era ali que ela era praticada nas horas vagas dos negros,eu acredito que mesmo ainda como luta,e com toda a marginalidade envolvida foi onde ganhou um lado maior de diversão.

Na Década de 20 a capoeira era muito discriminada vendo isso com medo que ela acabasse alguns mestre começaram a desenvolver um modo de que ela entrasse na sociedade e perdesse o seu caráter de coisa de vagabundo, e foi ainda mais nessa época que a capoeira sofreu mudanças, já para um lado social. A Capoeira começa a perder alguns costumes a a ganhar outros. um dos primeiro mestres a pensar e desenvolver seu trabalho para esse lado foi o mestre Bimba, criando a Luta Regional Baiana,um movimento que revolucionou a capoeira, a capoeira do mestre foi criando forças,e os angoleiro começaram a “organizar a capoeira angola” com medo que ela perdesse a forca e desaparecesse, a capoeira já era chamada de capoeira angola por ter sido criada principalmente pelos angolanos,e quando mestre Pastinha foi pra Africa ele confirmou essa idéia, a partir de todo esse trabalho de desenvolvimento da arte ,a capoeira mãe foi conhecida como a capoeira de angola e a do mestre Bimba a capoeira Regional dando um novo caminho pra capoeira ate então marginalizada.

Chamadas e volta ao mundo:

Capoeira e seu valor

Respeitar

Comprar o Jogo

LEAVE A COMMENT

%d blogueurs aiment cette page :