Loading

Valor / Principes

Capoeira De Ouro

Capoeira De Ouro um site pra alunos graduados de Mestre CHICOTE

Valor / Principes

CAPOEIRA DE OURO

Introdução
O objetivo desse site é nos permitir de trabalhar juntos,  com coerência, buscando uma melhora de cada um, como aluno e como profissional. Isso trara harmonia ao nosso trabalho, mais sem excluir o toque pessoal de cada um. Gostaria que todos lessem, relessem, e mandassem suas duvidas e comentarios. Assim, a partir da data estipulada, poderemos ter certeza que todos entenderam e podem respeitar essa nova organização e esse maneira de trabalharmos juntos.

Os principios fundamentais

Comunicação
Em nossa reunião, falamos da falta de comunicação entre todos nos. Através desse site, poderemos estar comunicando não somente com Mestre Chicote, mais principalmente uns com os outros. Toda a comunicação deve estar voltada para a capoeira no dia a dia e a profissionalização de cada um; não é um lugar para conversas inúteis.

Hierarquia
Todos conhecemos o ditado “respeite para ser respeitado”. E a partir dessa ideia que devemos entender a noçao de hierarquia. Na capoeira, ha Grande Mestre, Mestre, Contra-Mestre, Professor, Instrutor e aluno. Mas o grau que levamos na cintura deve nos incitar a respeitar ainda mais os que têm um grau menor que o nosso… como no ditado “não confunda limão com lima porque lima não é limão”. Desse modo, se conquista o respeito de todos.

Direitos e deveres
Nos temos o direito de ser livres e de fazer o que queremos, com dever de nunca prejudicar os companheiros (alunos e parceiros de trabalho).

Nos temos o direito de escolher nossos compromissos, mas com o dever de assumi-los.

Nos temos o direito de promover eventos, com dever de comunicar e respeitar a opinião do mestre.

Nos temos o direito de ir a qualquer evento de capoeira, mas com dever de manter o profissionalismo (jogar, tocar e cantar de acordo com os fundamentos; fazer bem, bonito e eficiente).

Nos temos o direito de não estar presentes nos eventos organizados por nos,  mas temos o dever de dizer o porque (seja verdadeiro ! – palavra chave).

Nos temos o direito de abrir projetos sociais, mas o dever de nunca abandona-los.

Ser

  • profissional
  • verdadeiro
  • honesto
  • aluno, professor, mestre
  • humilde
  • ousado
  • artista, musico, poeta, lutador
  • corajoso
  • simples
  • vaidoso
  • presente
  • capoeirista

Compromisso

Nos eventos organizados por nos, aquele que organiza deve contar com a presença em primeiro lugar do mestre, em seguida dos professores e contra-mestres da casa, e em seguida dos demais convidados, de acordo com a vontade de cada um.

Temos o compromisso de valorizar os integrantes da nossa organização, que eles sejam monitores, instrutores, professores ou contra mestres. Esse compromisso garantira o sucesso de todos nos e de nossos eventos : “a família”.

Uma vez por ano, teremos o compromisso de nos reunirmos  em prol de desenvolvimentos técnicos (oral, fundamental, medical).

Cada contra-mestre e professor tem como compromisso transmitir sua sabedoria, cada um de acordo com suas competências.

Gostaria que todos tenham como compromisso, sempre que XaraCaju (esposa do falecido Contra-Mestre Xara) estiver presente em uns dos nossos eventos, de arcar com suas despesas, de acordo com a possibilidade de cada um. Esse compromisso é não somente um reflexo de nos como capoeiristas, mas como seres humanos.

Obrigações

Fase 1 : De sem corda a verde/azul (fase iniciante, intermediário)

Todo capoeirista durante esse período (entre 1 e 6 anos de capoeira na média), deve estar com a base em dia : golpes, esquivas, defesas, alguns floreios, sequencias de Bimba (primeiro nível), no minimo 3 sequencias de miudinho, tocando no minimo 3 instrumentos e cantando no ritmo ao final desse período.

Fase 2 : Amarelo e azul

Aluno graduado : monitor. Nessa fase o aluno deve dominar inteiramente a fase 1, administrar seu jogo e saber dar aulas do seu nivel a baixo. Deve conhecer as sequencias de Bimba segundo nível. Deve estar jogando, participando a eventos, tocando, cantando no ritmo, e entendo  um pouco de português (alunos estrangeiros) ou um pouco de inglês (alunos brasileiros). Deve entender o que seu mestre, contra-mestre, professor ou instrutor esperam dele. Deve ser linha de frente de primeira (tem que estar no casco !)

Fase 3 : Azul

Instrutor. Fase que encerra a fase “iniciante”. Nessa fase o aluno tem entre 9 e 14 anos de capoeira, dependendo da sua dedicação, da sua compreensão, e do fato de ter passado pelo Brasil : é um aluno confirmado. Nessa fase, o aluno deve estar pronto para dar aulas. Deve tocar os instrumentos, conhecer os principais toques da capoeira regional, angola e miudinho. Deve sempre lembrar e relembrar as fases 1 e 2.  O aluno ja tem a credibilidade necessária para montar a sua turma (com a corda azul, o instrutor deve começar sua turma ou ser o numero 1 do seu professor, contra-mestre ou mestre : “treinel”).  Deve conhecer as sequencias de Bimba de nível 3. Deve estar jogando miudinho e, no minimo, começando os toques do miudinho. Deve estar viajando e representando, nao somente a si mesmo mas todo seu grupo, sua familia. E a fase que você começa a aprender o lado intelectual da capoeira. Fase também onde você se descobre e se afirma como verdadeiro capoeirista. Logicamente, demora um certo tempo para se adaptar a essa nova fase,  tempo esse chamado “ou vai ou racha”.

Fase 4 : Verde Amarelo Azul

Aluno formado : professor. Nessa fase o aluno deve estar dando aula, dominando nao so as fases 1, 2 e 3, mas também se afirmando como professor. Ele tem de 10 a 18 anos de capoeira. O que faz de você um professor são seus alunos, assim como sua dedicação, seus conhecimentos, sua capacidade não so de  aprender, mas de transmitir. Deve viajar e promover eventos, conhecer mestres renomados e se tornar conhecido. Deve estar lado a lado com seu mestre, em comunicação direta, dando um verdadeiro exemplo aos seus alunos. “Pois é dando que se recebe”. Deve conhecer as sequências de Bimba nível 4. Deve estar com os conhecimentos do miudinho em dia (novas sequências). Deve tocar e cantar ladainhas, quadras, corridos. Deve ter bons conhecimentos sobre a historia da capoeira, e estar pronto para debater com firmeza assuntos relativos à capoeira e à sua historia.

 

%d blogueurs aiment cette page :