Loading

Mestre Suassuna

Capoeira De Ouro

Capoeira De Ouro um site pra alunos graduados de Mestre CHICOTE

Mestre Suassuna

  • Biografia de Mestre Suassuna

Reinaldo Ramos Suassuna ,A Lenda viva da capoeira reconhecido e respeitado pelos grandes mestre do passado e de hoje. Nasceu em Ilhéus na Bahia em 4 de julho de 1942(eu já li que ele nasceu em 1938) foi criado em Itabuna. Começou a capoeira devido a um problemas que tinha nas pernas, o medicou pediu que praticasse um esporte que não fosse o futebol e escolheu a capoeira por influencia de amigos,mesmo no começo não gostando da capoeira logo começou a destaca-se.Nesta época, ainda conhecido pelo nome de Nado freqüentava as rodas de rua, onde estavam presentes grandes capoeiristas da região, como os Mestres Sururú, Bigode de Arame e Maneca Brandão,. Atras de conhecimento viajava para Salvador,onde freqüentou terreiros de capoeira e conheceu grandes nomes da capoeira, que influenciaram toda a sua historia na capoeira, como os mestres Bimba, Pastinha, Canjiquinha, Waldemar e outros. É por isso que o mestre não segue uma linhagem de capoeira,o mestre Luis Medicina um de seus alunos que ficou tomando conta do seu trabalho quando o mestre foi pra São Paulo,diz que o mestre era o capoeirista mais adaptável no jogo,Em 1965, Mestre Suassuna muda para São Paulo. Junto com mestre Brasilia decidem criar uma escola de capoeira, em 1 de setembro de 1967 fundam o grupo Cordão de Ouro em Vila Mariana. Mestre Suassuna seguido mais o caminho do estilo regional e Mestre Brasília seguiu mais o caminho do estilo Angola, o nome é devido a musica de Elis Regina, « Adeus Bahia, zum, zum, zum, Cordão de Ouro,Cordão de Ouro era o nome de besouro que não era angola ou regional era capoeirista ,e essa era a ideia da escola dos dois mestres.

No começo o mestre passa muita dificuldade ate mesmo sendo preso 2 vezes pela policia que dizer ser chefe de um grupo contra o governo ou algo do tipo. Foi um começo muito difícil diz o mestre, que muitas vezes queria voltar pra Bahia. Os dois mestres simulavam brigas pra chamarem a atenção do povo,e conseguirem alunos,nessa época existiam muitos baianos em São Paulo o mestre decidiu reuni-los todos o sabados em uma roda que ele organizava. Em 1969, Mestre Brasília fundou, a Associação de Capoeira São Bento Grande. O Mestre Suassuna continuou com seu trabalho com o Cordão de Ouro. Mesmo que eles tomaram caminhos diferentes sua amizade e parceria ainda é fortemente evidente hoje. Hoje o Grupo tomou forças grandiosas graças a perseverança do Mestre em seu trabalho e existem milhares de seguidores de sua ideologia.

Em 1974, Mestres Suassuna, Onça e Pinatti fundaram a Federação Paulista de Capoeira para promover a Capoeira como esporte nacional e, em seguida, criou a primeira competição com regras e normas para a capoeira. No mesmo ano, Mestre Suassuna Organizou o primeiro festival de capoeira no estado de São Paulo. Em 1975, ele gravou seu primeiro disco e vendeu dez mil cópias. Deu conferências em universidades e escolas, em todo Estado de São Paulo. Em 1975 em uma passagem por São Paulo, Mestre Bimba reconhece o trabalho do Mestre Suassuna e alguns outros capoeiristas da época, entregando aos mestre um diploma reconhecendo o trabalho desenvolvido em São Paulo, mestre Canjiquinha também reconhece o Mestre Suassuna pelo seu trabalho que vinha desenvolvendo. Hoje com um caminho cheio de conquista, formou gerações de mestres e capoeiristas consagrados que vem desenvolvendo e trabalhando com a capoeira no mundo todo, criador do estilo Miudinho, o estilo quem vem conquistando o mundo, soube como inovar a capoeira sem que ela perdesse a suas raízes,gravou 6 CDS e fez participações em outros,como no ABPC. Ainda vive em São Paulo com a sua matriz no centro da cidade, idealizou o evento Capoeirando, a vitrine para muitos capoeirista da atualidade. O Mestre, uma grande relíquia da capoeira que traz uma imensa bagagem de sabedoria e conhecimento não só da capoeira mas da própria vida.

%d blogueurs aiment cette page :