Loading

MESTRE CHICOTE

Capoeira De Ouro

Capoeira De Ouro um site pra alunos graduados de Mestre CHICOTE

MESTRE CHICOTE

Biografia de MESTRE CHICOTE

Mestre chicoteMestre Chicote nasceu Mauro Pinto, em 1975 em uma pequena cidade do Minas Gerais chamada Curvelo.

Quando era criança, jogava muito futebol. Mestre Chicote começou a capoeira com 9 anos, com seus amigos. Ele entrou para o grupo Berimbau de Ouro, onde Mestre Matias (que agora ensina na Suiça) lhe ofereceu uma bolsa para que podesse continuar a treinar. Ele viajou o Brasil durante muitos anos, enriquecendo seu jogo com os varios mestres que encontrou. Em 1992-93, quando morava em Patos de Minas trabalhando como pedreiro, montou um projeto educativo com jovens baseado na capoeira.

O objetivo era evitar que crianças e adolescentes de bairros pobres seguissem um mau caminho, lhes dando um objetivo e uma ocupação. Assim, ele dava aulas para crianças mas também para adultos, apos seu dia de trabalho, sem estar dependendo de uma academia. Alguns des seus alunos dessa época são hoje professores ou instrutores reconhecidos.

Em 1996 ele encontra quatro capoeiristas com quem ele descobre uma grande afinidade, na forma de jogar como na filosofia. Pantera, Fuinha, Cisco e Chico são do grupo Cordão de Ouro, de Belo Horizonte, capital de Minas. Pouco mais tarde, Chicote virou membro da Cordão de Ouro, graça à Mestre Zé Paulo que lhe deu o grau de instrutor. Ele passou a se dedicar unicamente à capoeira, e criou uma academia aberta o dia inteiro. Ele encontrou Mestre Suassuno, fundador da CDO, em 1997. Essa relação o acompanha desde então por todo seu caminhar.

O encontro com duas capoeiristas americanas, Pulguinha e Tiririca, o levou para Iowa, nos Estados Unidos, em 2001. Ele continuou a ensinar a capoeira, no clube Plain da univresidade de Cedar Fallas. A aventura continuou, e em 2003 ele trouxe para os Estados Unidos Contra Mestre Denis. Chicote mudou-se então para California, onde ensinou em varias cidades, como Los Angeles, Oakland, Emeryville, San Luis Obispo e Valejo.

Em 2002, viajou para a Europa e participou à abertura de CDO na Inglaterra, em Nottingham, por um de seus antigos alunos.

Em 2004 ele obteve a prestigiosa corda de Contra-Mestre das mãos do Mestre Suassuna. Mestre Chicote chegou em Paris em março de 2005. Ele divide seus conhecimentos e sua experiência com os alunos da associação Capoeira Cordão de Ouro – Paris. Ele convida então um de seus antigos alunos, Instrutor Piolho, à se juntar à ele.

Pouco a pouco o grupo cresce. Mestre Chicote organisou seu primeiro evento na França em 2005. Em 2015 ele festejou seus 10 anos na França, seus 30 anos de capoeira e seus 20 anos no grupo Cordão de Ouro.

Mas a historia não acaba aqui, a Europa lhe abre novos horizontes e Chicote decide de montar um grupo na Letônia, em Riga e em Jelgova. Em 2010, Chicote recebeu o grau de mestre durante o festival Passo à Frente.

Além da Europa, Mestre Chicote desenvolveu escolas em muitos outros paises. Mais informações na pagina « Rede de Mestre Chicote » !

 

 

 

%d blogueurs aiment cette page :