Loading

Mestre Bimba

Capoeira De Ouro

Capoeira De Ouro um site pra alunos graduados de Mestre CHICOTE

Mestre Bimba

  • Biografia de Mestre Bimba

Manoel dos Reis Machado ganhou o Apelido no dia que ele nasceu por causa de uma aposta de sua mãe e a parteira que dizia que seria um homem, “olha la a Bimba eu disse que era um menino”.

Nasceu em 23 de novembro de 1900 no bairro de Engenho Velho de Brotas em Salvador Bahia,Começou a Capoeira com um africano chamado bentinho um capitão de navegação. Bimba ainda praticante de capoeira começou a ensinar em 1918 mesmo muito novo tinha muitos alunos de varias classes sociais,e com 29 anos em 1928 já dizia que avia criado completa a Regional, que é era o Batuque misturado com a Angola,Bimba a chamava de luta regional baiana mais tarde sendo reconhecida com a capoeira regional, em 32 Bimba fez uma demonstração com seus alunos para o presidente Getulio Vargas,na década de 30 a capoeira sai do código penal sendo reconhecida como esporte de educação física,era permitido a pratica da capoeira em recintos fechados e com alvará da policia,mestre Bimba aproveitou e abriu a primeira academia de regional dando inicio a uma nova fase para capoeira ate então conhecida como pratica marginal.

Existia um regulamento que Bimba criou e passava aos seus alunos, sendo elas:

1. Deixe de fumar. é proibido fumar durante os treinos.

2. Deixe de beber. O uso do álcool prejudica o metabolismo muscular.

3. Evite demonstrar a seus amigos de fora da “roda” de capoeira os seus progressos. Lembre-se de que a surpresa é a melhor aliada numa luta.

4. Evite conversa durante o treino. Você esta pagando o tempo que passa na academia e, observando os outros lutadores, aprenderá mais.

5. Procure gingar sempre.

6. Pratique diariamente os exercícios fundamentais.

7. Não tenha medo de se aproximar do seu oponente. Quanto mais próximo se mantiver, melhor aprenderá.

8. Conserve o corpo relaxado.

9. É melhor apanhar na “roda” que na”rua”.

Bimba era um lutador renomeado e temido. Ganhou o apelido de “Três Pancadas” porque, segundo se dizia, era o máximo que seus adversários agüentavam. Desafiou outros lutadores e ganhou de todos..Nos anos seguintes, Bimba teve grande sucesso. Em 1949, foi a São Paulo com seus alunos e realizou uma série de lutas com lutadores de outras modalidades. Em 1953, fez uma apresentação para Getúlio Vargas e recebeu o abraço do presidente, que afirmou que “a capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional”. Bimba ao decorrer dos anos e de sua experiência foi moldando a capoeira de ataque e defesa usada por desordeiros e pessoas de classes mais humildes, numa luta com método de ensino próprio, tornando-a um verdadeiro curso de Educação Física e criando rituais como: Batizado, Formatura e Especialização, seguindo padrões sociais e acadêmicos, pela própria nomenclatura assim ganhando espaço na sociedade,seus alunos não acreditavam quando o Mestre dizia que a capoeira iria ganhar o mundo,pensavam que o mestre estava louco, e hoje a capoeira é uma das artes mais praticadas no mundo e a capoeira deve muita a visão que o mestre tinha da capoeira. Antes de ir para Goiânia, Bimba formou sua última turma, uma formatura muito comentada chamada ‘formatura do adeus’, depois deste evento ele deixou a Bahia dizendo ‘Não voltarei, mas aqui, nunca fui lembrado pelos poderes públicos; se não gozar nada em Goiânia, vou gozar do cemitério. Depois que ele partiu voltou pra Salvador apenas duas vezes e dizendo que estava tudo bem, mas dona Nair (uma de suas esposas)disse que ele foi enganado. Não voltava porque era orgulhoso. Em 05 de fevereiro de 1974 um ano depois que deixou a Bahia, morria de desgosto o grande mestre Bimba, foi enterrado em Goiânia,com muita dificuldade seus alunos conseguiram levar seus restos mortais de volta para salvador. Graças ao mestre Bimba e sua visão a Capoeira sobreviveu a tantas dificuldades e hoje é tratada com respeito e carinho por muitas pessoas.

 

%d blogueurs aiment cette page :